quinta-feira, março 03, 2005

Estou a ficar velho?

Às vezes sinto-me velho... cansado... Mas estarei mesmo? Velho? Não me parece que aos 29 anos e meio seja possível, mas a verdade é que parecem muitos mais. A culpa é da minha juventude! A minha vida até aos 22 anos foi tão alucinante que pareceu que passaram 40! Passei por todo o tipo de experiências e foram esses 40 anos que fizeram de mim o homem que sou hoje. Claro que os restantes 7 anos da minha vida também me ensinaram muitas coisas, mas a base foi cimentada naqueles anos. Foi neles que construí a base da minha personalidade e que aprendi a seguir alguns valores fundamentais. E que valores basilares foram esses? Aqui vão:

- Amizade - As amizades verdadeiras são difíceis de arranjar e difíceis de manter. Têm de ser cuidadas e alimentadas. Posso dizer que alguns dos meus melhores amigos, são-no há mais de 15 anos. É metade da minha vida! E essas amizades são cada vez mais profundas e tenho a certeza que não vão parar por aqui. Mas tenho amizades de todas as "idades". Com mais de 15 anos lembro-me de pelo menos 4, entre 10 e 15 anos pelos menos 3 e quase todas as outras entre 5 e 10 anos. Mas duma coisa podem ter a certeza, tenho orgulho dos meus amigos e quero agradecer-lhes publicamente tudo o que fizeram e fazem por mim. OBRIGADO!
- Frontalidade - Quem me conhece sabe que até posso engolir uma ou duas coisas com as quais não concorde, mas mais tarde ou mais cedo vão ouvir-me dizer o que penso.
- Honestidade - A vida deve-se ganhar de forma honesta. Não devemos passar por cima nem de ninguém, nem de nada. Em toda a minha vida profissional, nunca o fiz. Pelo menos intencionalmente.
- Amor - Falo de todos os tipos de amor: fraternal, parental, carnal ou intelectual. O amor é uma parte central da minha vida, seja o amor pela Ana, pela minha família, pelos meus amigos, pelo meu trabalho... Sem amor acho que definharia lentamente ou enlouqueceria.

Mas voltando à questão da velhice, acho que não... acho que não estou a ficar velho! Às vezes posso sentir-me um bocadinho cansado e um bocadinho gasto, mas queria ver muitos meninos passarem noites em branco na "noite" e ir trabalhar no dia a seguir. Requer algum pedal. Porra, eu só tenho 29 anos e meio! Ainda não estou velho! Mas deixo-vos aqui um segredo, quando ficar, gostava de ficar como o Sean Connery, Clint Eastwood ou Mário Soares. Não é tanto a questão física, mas a questão mental. Senão vejamos, o Sean Connery com 74 anos, o Clint Eastwood com 72 e o Mário Soares com 80 são óptimos exemplos da importância de continuar intelectualmente activo. Acho que a actividade intelectual é uma das melhores maneiras de aumentar a longevidade.

Bem, com este devaneio já passou mais de uma hora e está na altura de ir dormir.

Boas noites e durmam bem!

Sem comentários: