sexta-feira, março 18, 2005

A incontinência mental

Infelizmente, Portugal é um país de incontinentes mentais. Pessoas que acham que podem dizer de tudo, sobre o que lhes apetece. São os treinadores de bancada. Mas não são os de futebol, que esses nem chateiam muito. São os que falam de tudo e mais alguma coisa, dizendo, na maior parte das vezes, baboseiras e alarvidades, sobre assuntos que pouco conhecem. Mas ultimamente, entre os nossos concidadãos começou a destacar-se uma estirpe de incontinentes mentais do piorzinho: os comentadores políticos/económicos.
Aparece neste contexto uma longa lista de incontinentes, mas gostaria de destacar alguns dos mais mediáticos:

Nicolau Santos (aka O Economista do Lacinho)
Nuno Rogeiro (aka O Trunfas)
Marcelo Rebelo de Sousa (aka Prof. Martelo)
Maria João Avillez (aka A mana da Zezinha)
Sérgio Figueiredo (aka O Anão Palrador)
Luís Delgado (aka O Assustadoramente Cretino)
Mário Bettencourt Resendes (aka Já é tempo de ir à sua vidinha)
José Manuel Fernandes (aka Vou a Todas)

Mas desta lista apetece-me falar de dois em particular. Sérgio Figueiredo e Luís Delgado. O Anão Palrador e o Assustadoramente Cretino.

Confesso que em relação ao primeiro já senti, em tempos, alguma admiração, durante os meus tempos de faculdade, sendo essa admiração provocada por ter chegado muito jovem à direcção do Diário Económico e por ter sido aluno da mesma faculdade que eu. No entanto, com o tempo essa admiração foi varrida por rios de estupidez e ignorância. O homem fala de tudo: Economia, Gestão, Política e até futebol. Sim, de vez em quando vai ao Record dizer umas parvoíces. Mas as parvoíces não ficam por aqui. A nível de Economia, bastou ver alguns programas na Sic Notícias para perceber que o homem sem a cábula não ia a lado nenhum. Inclusivamente, já ouvi um ex-professor dele dizer: "Esse? Era um aluno medíocre e pouco inteligente". Não é o único a pensar o mesmo! Já agora, dei-lhe o cognome de O Anão Palrador, porque o encontrei há umas 2 semanas no aeroporto e o homem é mínusculo e enfezado. Lá estava ele: 1,65m muito moreno de pele e de cabelo, com a sua mulher, também ela, muito morena de pele e cabelo, com os seus filhos extraordinariamente louros e de olhos azuis. Devem ser adoptados. Este sim, um bonito gesto!
A última incursão deste grande artista, que me surpreendeu, foi um artigo de opinião no Record. A falar do "seu" Sporting, a dizer que o Sporting era mal gerido e que tinha sido mal gerido nos últimos anos. Bem, para começar proponho a expulsão do Anão Palrador de sócio. Quem não respeita o clube não merece ser adepto, quanto mais sócio. Depois, alguém devia explicar-lhe que ele é economista e que não faz puto de ideia do que é a Gestão. Ele percebe é de modelos económicos e afins. Para se ver a diferença, costuma-se dizer que os economistas pensam: "Ah! E tal... Se eu tivesse uma mercearia...", enquanto os gestores têm a mercearia!

Vou falar-vos agora do ser mais bizarro desta espécie: O Assustadoramente Cretino!
Se calhar a maior parte das pessoas não está a ver quem é esta personagem, mas é um comentador que, nos últimos anos, tem sido presença habitual na SIC Notícias. Ao princípio dava-se pouco por ele. Ao longo dos últimos anos, destacou-se por ser o mais tendencioso comentador da televisão portuguesa. Não é por ele ser pró-PSD, mas sim por ser um atrasado mental, que não gosto dele. O estúpido começou a anunciar a retoma há 3(!) anos. Foi o único. E é suposto ser economista! Mas o que é mais inacreditável é uma entrevista que ele deu ao Expresso há umas semanas. Nela afirmava coisas fantásticas como:
"A personalidade internacional que mais admiro é o George W. Bush. É brilhante" (Como? Importa-se de repetir?)
"Não gosto de comer" (Deves ser anormal!)
"A personalidade nacional que mais admiro é o Pedro Santana Lopes" (Só se fôr por comer muitas gajas!)

É ainda amigo das manas Jardim, esse poços de inteligência.

O que é mais inacreditável é que, este gajo, nos últimos três anos, chegou a administrador da Lusomundo Media e que esteve na corrida para a compra da mesma, como testa-de-ferro de um grupo de capital desconhecido. Perigoso...

PS: Ainda por cima é do Benfica!

PPS: Djzinho, esta entrada já estava a ser feita primeiro e por isso ainda não vou responder à provocação futebolística, mas não perdes pela demora... Um abraço.

Sem comentários: